Se você quer encher um balde, a primeira coisa a fazer é conferir se ele não está furado, certo?
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Uma pesquisa feita pela consultoria Bain & Co. demonstrou que ao investir para melhorar sua retenção em apenas 5%, pode representar um aumento no lucro do seu negócio em 25% ou mais.
O motivo? É muito mais fácil e barato continuar vendendo para um cliente que já comprou de você antes, do que conquistar novos clientes.
É comum falarmos de growth e focarmos apenas na aquisição de novos usuários, mas essa não é a forma correta de se pensar neste framework.
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Pensar growth = pensar em todos os gaps operacionais e de produto que podem te levar a adquirir uma base saudável de clientes e, principalmente, retê-los.
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Portanto, deixamos um exercício: minere sua base de clientes e compare sua retenção em diferentes COHORTs (bases de clientes geradas em diferentes períodos/canais). Descubra o seu top performer canal/período e entenda o que você fez de certo. Faça o mesmo com o seu worst performer canal/período e aprenda o que deu errado e porquê.
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Feito isso, você terá a receita para o seu growth até o próximo platô de crescimento -- este processo precisa ser repetido continuamente durante toda a vida do seu business.