essas nomenclaturas são usadas em várias áreas de finanças . Bem como a contábil ! Então galera bora estudar !
Parece piada, né? Afinal, antes dessa etapa, ele precisa saber o que vc está sentindo, quando começou o incômodo e ainda solicitar uma bateria de exames para avaliar a questão mais a fundo.
É exatamente dessa forma que vc, empreendedor, deveria agir frente ao seu negócio.
Diferente de muitos founders, o Gestor 4.0 não trabalha no feeling. Para definir qual problema atacar, ele coleta diversos dados, interpreta os mesmos e roda sprints com foco na melhoria de determinado desafio.
No meu caso, tenho alguns indicadores que considero essenciais para o crescimento e manutenção do negócio. Dentre eles, quatro eu faço questão de ter no meu dashboard para monitorar diariamente:
CAC: o valor total gasto para trazer cada novo cliente. Ou seja, a soma dos custos de marketing e vendas dividido pelo número de novos clientes em um determinado período. Lembre-se: cliente é quem paga!
LTV: é o quanto de margem de contribuição que cada cliente traz para o seu negócio ao longo do tempo.
Calculado da seguinte maneira: LTV = (Ticket Médio por compra X Margem de Contribuição X Total de compras feitas ao longo da vida do cliente)
Cohort Retention: a quantidade de clientes novos de um dado período, que retornam a comprar ao longo dos próximos períodos.
Exemplo:
100 novos clientes compram em Janeiro. Destes, 50 voltam em fevereiro, 40 em março, 20 em Junho, 15 em Julho e, a partir disso, 15 voltam todos os meses.
A retenção será igual a 100% em Jan, 50% em Fevereiro, 40% em Março, 20% em Junho e 15% em todos os meses seguintes.
NPS: é a métrica mais usada para avaliar a experiência e fidelidade do seu cliente.
Ela é feita através de uma simples pergunta:
"Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a empresa X para um amigo ou familiar?"
Essa pergunta te dará um norte extremamente valioso tanto nos feedbacks negativos com foco na melhoria; quanto nos feedbacks positivos para expandir os pontos apontados na comunicação do seu produto.