Se você está à frente de um negócio que atua de alguma forma no fluxo financeiro de seus clientes, como ERPs, automação comercial, marketplaces, entre outros, sabe que gerenciar seus pagamentos pode ser algo bastante trabalhoso e que exige procedimentos complexos para garantir eficiência tributária.
O que é Split de pagamento?
Split de pagamento, também conhecido como “Split payment”, é um conjunto de APIs (Application Programming Interface). Sua função é possibilitar, em uma mesma plataforma, o gerenciamento financeiro para negócios que intermediam pagamentos e que precisam dividi-los entre um ou mais participantes no momento da venda.
O Split funciona por meio da criação de regras de negócio que possibilitam uma implementação padronizada para transações em pagamentos presenciais, digitais e com boleto.
Exemplo: uma plataforma que serve como ferramenta de gestão de um salão de beleza, em que um consumidor vai até um estabelecimento comercial para realizar serviços como corte, manicure e pedicure, cada um com um fornecedor diferente.
No momento de finalizar a compra, o Split de pagamento atua na divisão dos valores no checkout entre o próprio salão de beleza e os profissionais envolvidos na venda dos serviços — cabeleireiro, fornecedor de esmalte, manicure, pedicure e quaisquer outros envolvidos neste fluxo. Depois de dividi-los conforme o preço de cada um desses serviços, os fornecedores recebem o valor referente aos seus itens.
Nesse sentido, a experiência de compra é semelhante a de um e-commerce ou loja física convencional, passando transparência para quem está comprando e também para quem está vendendo. Isso porque o cliente paga uma única vez.
Já o vendedor do estabelecimento saberá precisamente quais produtos vendeu e quanto recebeu por cada um deles, como se a venda fosse feita através de um site próprio.
Diante da autorização do pagamento pela administradora do cartão de crédito ou banco, o Split de pagamento divide os valores de acordo com o montante de repasse determinado pelo estabelecimento comercial, recolhendo seu percentual e repassando o valor excedente ao vendedor.
Essa divisão dos valores é feita automaticamente, sem intervenções manuais, aumentando a escalabilidade do negócio (a tecnologia substitui o trabalho humano para fazer os repasses), além de facilitar sua gestão financeira e auxiliar os lojistas a gerenciarem o dia a dia do negócio.
Quais são os benefícios do Split de pagamento na gestão financeira da minha empresa?
Saber o que é Split de pagamento e como ele funciona não é o suficiente. É preciso conhecer mais sobre a importância dessa ferramenta para o seu negócio.
Pensando nisso, separamos os 3 principais benefícios que você obtém ao agregar essa ferramenta a sua plataforma. São eles:
1. Eficiência tributária:
Com o Split de pagamento, você faz o gerenciamento dos pagamentos sem que o dinheiro passe pela sua conta, o que elimina a bitributação e garante eficiência tributária.
2. Lançamentos automáticos:
Se os lançamentos de cada venda fossem realizados manualmente, o processo seria lento e suscetível a falhas operacionais. Por meio do Split de pagamento, o processo ganha agilidade e minimiza erros.
3. Controle dos pedidos:
Com o Split de pagamento, o lojista também conta com suporte para a identificação de pagamentos recebidos e de pedidos processados, em andamento ou cancelados.
E como aproveitar as vantagens do Split de pagamento na minha empresa agora?
Diante de todos esses fatores, fica claro que automatizar o processo transacional torna o gerenciamento do fluxo financeiro do seu negócio mais assertivo e dinâmico, pois, dessa forma, é possível evitar erros e focar em identificar boas oportunidades para seu negócio, tornando a sua rotina menos burocrática.
As funcionalidades agregadas pelo Split de pagamento agilizam o trabalho de todos os envolvidos no dia a dia de um negócio: compradores, fornecedores, lojistas e marketplaces.